Abri o jornal A TARDE, hoje, pela manhã e me deparei com uma matéria muito interessante sobre a vitamina D. Vejam o título:

Vimos algo sobre a vitamina D no post do raticida, mas após ler a matéria, me lembrei de uma coisa mais interessante ainda. É que no texto é dito que a vitamina D evita o raquitismo por favorecer a absorção de cálcio pelos ossos (a gente que acompanha o blog já sabia). E que essa vitamina (na verdade o precursor dela, já que ela ainda precisa ser ativada pela luz solar) pode ser encontrada em diversos alimentos, tais como: cereais integrais, ovos, leite, peixe, fígado, entre outros.
Mas, como há a necessidade de sol para que a vitamina D seja ativada, lembrei que há mais sol nos trópicos que nas regiões temperadas e quanto mais distante da linha do equador, menos radiação solar. Sim, mas, e daí?
Vejamos:
Sabemos que peles mais escuras protegem da radiação solar, por isso ao longo da linha do equador há (ou havia) mais pessoas de pele escura. Aliás, o sol em demasia estimula a produção de melanina até mesmo em pessoas de pele clara.
À medida que nos distanciamos da linha do equador percebemos mais pessoas de pele clara, justamente menos protegidas da radiação solar, favorecendo a ativação da vitamina D!
Em termos de evolução darwiniana, as pessoas de pele clara, nas zonas temperadas, sofriam menos de raquitismo por estarem menos protegidas do sol e passaram os genes adiante. Nos trópicos aconteceu o contrário, os habitantes dessas regiões precisavam se proteger do sol, por isso a melanina em maior quantidade. Legal, né?
A obesidade entra no título da matéria porque, segundo o jornal, essa vitamina participa na metabolização da gordura.
Vou provocar um pouco:
Se isso tudo que eu escrevi for verdade, porque os esquimós são moreninhos, já que vivem cercados de neve?
E aí cientistas do cotidiano?
Até o próximo post!
Vi no:Jornal A TARDE. Salvador, terça-feira, 15/03/2011.
Para ver a resposta, vá em comentários (pra não bagunçar o blog, né?)
Nenhum comentário:
Postar um comentário