sexta-feira, 27 de maio de 2011

Já viu folha de cacto?

Olá, cientistas do semiárido!
Eu plantei alguns cactos no meu quintal há algumas semanas e disse para meu avô que os espinhos eram folhas modificadas. Meu avô olhou para mim, deu uma risadinha, tipo: hunf! e falou que folha é folha e que aquilo era ES-PI-NHO. Tá bom, vovô. Não tinha como provar, ainda mais que meu avô é daquele tipo que não adianta mostrar livro, trazer testemunha, nem dizer que jura. Ele quer quer VER PRA CRER. Deixei para lá. Afinal, como eu poderia mostrar essa adaptação? Não dá.

Depois de muita chuva em Salvador, fiquei preocupado com minhas plantinhas e fui dar uma olhada nelas. SURPRESA!!!!! Olha o que eu vi:


um pouco mais perto...



A folha está circulada e o espinho na ponta da seta.    Viu você, que não é mentira?!

Tanta chuva e tão pouco sol fez com que não fosse necessário, para o cacto,  manter os espinhos e então esses ficaram com aspecto de folha novamente para aumentar a área clorofilada da planta e melhorar a fotossíntese!

Bem... vejamos com mais calma...

Os cactos tem folhas modificadas em espinhos, para evitar a perda de água e o caule é bastante suculento, pois lá armazenam água. Isso é evolução, meu caro, não se esqueça de que onde os cactos vivem é uma seca danada hein? lembra da seleção natural de Darwin? pois é, essa é uma adaptação ao meio, mas ainda há no DNA desse incrível vegetal, a informação de que aquilo é uma folha, por isso meus cactos tiveram (momentaneamente) os espinhos "transformados" em folhas, mas é só o período de chuvas intensas acabar que os espinhos voltam, quer apostar?

Será que essas fotos serão suficientes para convencer meu avô?

Uma perguntinha para você que é esperto: Se as folhas dos cactos são modificadas em espinhos, então como eles fazem fotossíntese????
Ahá! pensa aí e coloca sua opinião nos comentários. Depois eu comento também!

Abraço e até o próximo post!!

Vi no:
BOTÂNICA. Introdução à taxonomia vegetal A. Brandão Joly, Companhia Ed. Nacinal.

domingo, 22 de maio de 2011

Biologia Competências do Enem - Saúde Pública



Enviado por ThiagoXPTO em 22/05/2011
Biologia Competências do Enem - Saúde Pública
Fonte: www.globo.com (G1 - Vestibular e Educação - Vídeos)
Disciplina: Biologia

Exibido: 18/05/2011 04:00
O professor Tony Manzi, do Cursinho Henfil, fala um pouco sobre a prova de biologia do Enem.

www.thiagoazeredo.com.br - blog
Categoria:
Educação

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Pão alcoólico

Olá, cientistas da padaria!



O dia das mães para mim foi bem movimentado: logo pela manhã dei o presente da minha esposa, que me retribuiu com um delicioso bolo de cenoura (aquele, do post "Bolo vitaminado, lembram?).


Depois nós levamos o presente da minha amada mamãe, que me agradeceu oferecendo uma ótima moqueca de peixe (hummm...).
Por fim, deixei minha esposa na casa da minha querida sogra, que me ofereceu um pão caseiro ma-ra-vi-lho-so! não resisti e pedi a receita.


Aí você já sabe, né...


Estava lá na receita o tal FERMENTO BIOLÓGICO, que nada mais é que microorganismos fermentadores (leveduras), até aí, tudo bem, você sabe também que eles são responsáveis por fazer o bolo crescer. Ok, mas... você, como um bom cientista do cotidiano deve se perguntar: COMO eles conseguem fazer isso?


Vamos lá:
O fermento é misturado à massa e precisa "descansar" por um tempo, para a massa crescer.


Você já pensou que a expressão "descansar" é completamente inapropriada? claro! as leveduras estão em intensa atividade nessa hora, "queimando" o carboidrato da farinha de trigo para gerar energia por um processo chamado FERMENTAÇÃO. Vamos lembrar do processo? Olhe esse esquema e perceba que a glicose é quebrada em duas moléculas de ácido pirúvico. Esse ácido pirúvico perde carbono na forma de gás carbônico e recebe hidrogênio do NAD. O produto final é o álcool etílico (Etanol). Tudo isso ocorre sem presença de oxigênio, e, portanto, fora da mitocôndria, no citoplasma da célula.
Viu? é exatamente essa liberação de gás carbônico que empurra os grãos de farinha na massa, fazendo-a crescer. Sacou? compare com a fermentação lática, que não há liberação do gás, o produto final é o ácido lático e tem 3 carbonos.


Tem mais uma coisa: Por que será que eu não fiquei bêbado após comer quase todo o pão da minha sogra? lembre-se de que esse tipo de fermentação é usado também na fabricação de bebidas alcoólicas, hein?!


Aí eu vou deixar para você responder. Vá em comentários e deixe sua opinião. Depois eu deixarei a minha, combinado?




Abraço e até o próximo post!


Lembre-se que a farinha de trigo é rica em carboidrato e que as leveduras (o fermento) precisa


Vi no: