sexta-feira, 30 de abril de 2010

Comments

Olá cientistas blogueiros!

Nos espaços dos comentários das postagens vocês podem solicitar temas para novos posts, bem como críticas e outras sugestões, ok?

abraço, Prof Eric

terça-feira, 27 de abril de 2010

O mistério do pé grande!

Olá, cientistas do quintal!

Eu sempre achei estranho um pé de jambo que tem lá no quintal da casa de meu avô, eita troço gigante! parece um enooorme guarda chuva!

Porquê ele cresce tanto na direção horizontal assim?

Ninguém acreditava quando eu dizia: "-Rapaz, na casa de meu avô tem um pé de jambo maior que esse pé de manga aí." Todo mundo fazia graça, pensando que era cuiúda (mentira em interiorês).

Até eu já tava achando que podia ser apenas impressão minha, quando vi meu avô podando a árvore, então...

... eu pensei... pensei... doeu um pouquinho, mas eu pensei... e... acho que encontrei uma possibilidade!

Vamos lá:

O hormônio de crescimento das plantas são as auxinas, e são produzidas naquela região que muitos chamam de "olho", que é a gema apical (em interiorês). Todo hormônio que é produzido lá é distribuído por toda a planta e apresenta respostas diferentes em cada órgão:

Raiz, por exemplo, tem seu crescimento estimulado por concentrações baixas de auxinas;

o crescimento dos caules, em contrapartida é estimulado por maiores teores de auxinas que a raiz;
veja no gráfico abaixo:


Parece complicado, mas você vai entender, veja bem: Note que a concentração de AIA (a principal auxina) aumenta à medida que percorremos o gráfico horizontalmente e para direita.
O crescimento de cada órgão é inibido ou estimulado e podemos acompanhar isso seguindo o gráfico verticalmente. Agora observe que a porção mais à esquerda, que tem pouco AIA, estimula o crescimento da raiz e conforme o deslocamento para a direita há diminuição do estímulo até inibição. conforme a concentração de AIA aumenta percebemos que há um estímulo do crescimento do caule até que se aumentar mais acaba inibindo, tudo tem limite, né?
Agora vamos revisar como atuam as auxinas, acompanhando a famosa experiência de Went:




Went retirou o ápice da plântula (coleóptilo) e isso inibiu o crescimento. Mas, para provar que não é a simples presença do coleóptilo que faz a plântula crescer e sim uma substância produzida por ele, Went colocou o fragmento em ágar. Depois de um tempo, retirou e o ágar foi colocado na parte seccionada da planta, que voltou a crescer.
Tem mais: ao colocar o ágar (ou o próprio coleóptilo) em um lado apenas da planta, esse lado é estimulado e a parte que está crescendo mais dobra-se sobre a outra, como mostrado na parte inferior da figura.
Pronto! agora você se lembra que as auxinas são hormônios de crescimento das plantas e que são produzidas pelas gemas apicais. O principal é o AIA.
Lembra que eu falei do "olho" da planta? Ali é a principal fonte de produção. Essa gema é dominante sobre a produção de AIA em relação às demais. Tanto que se for podada, haverá um crescimento acentuado dos ramos laterais da planta.
Aí eu penso, será que essa é a explicação para o crescimento do jambeiro do quintal do meu avô, o "famoso pé grande"?
Ufa! esse post foi grande, né? agora é com você! tem muito mais coisa interessante sobre fitormônios. Consulte Sônia Lopes, César e Sezar, Amabis e Martho, José Luis Soares, e outras feras que vivem na biblioteca e até o próximo post!
Abraço, Prof. Eric
Vi no:
César e Sezar, ed. Saraiva (Experiência de Went);
crentinho.wordpress.com (gráfico AIA).

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Carnaval nervoso

Olá, cientistas das bancas de revista,
Atenção para o que vocês lêem por aí, hein?! eu tava mexendo em uns jornais velhos e, notei um equívoco numa notícia veiculada antes do carnaval, sobre a compra de uma arma não letal, de choque elétrico, a Taser M26, pelo SSP-Ba!

A notícia:







Um pouco mais perto, e você, que estudou sistema nervoso (ou deveria...), irá notar o equívoco:

Ahá!! percebeu?! percebeu?!

nããããão?! tudo bem, vamos lá:
Note que nessa imagem a fibra sensorial está em vermelho e a fibra motora em azul. Acompanhe a seta e verá que o sentido de condução da fibra é exatamente o contrário do que é dito na reportagem.

Esse é um esquema de um arco reflexo. Note também que uma característica do arco reflexo é a não participação do cérebro. O estímulo (que pode ser uma topada, um choque, uma queimadura...) é conduzido por fibras sensitivas (sensibilidade) até a medula espinhal, passa por um neurônio de associação (ou internuncial) e depois segue por uma fibra (ou neurônio) motor, que vai até o órgão efetor, no caso o músculo da perna. Ou seja: A via sensitiva leva informações do corpo para o sistema nervoso central e a via motora leva impulsos do SNC para o músculo (neste caso).

Entendeu?!


Então até o próximo post!

Prof. Eric

Vi no:
http://www.biologiacesaresezar.editorasaraiva.com.br/ (arco reflexo)

Jornal A TARDE (matéria adaptada)

sábado, 24 de abril de 2010

Que supervitamina C, que nada!

Olá cientistas com lencinho e termômetro!

Todo mundo sabe que laranja tem vitamina C. E também a acerola... e outras frutas cítricas. Uma vez eu ouvi dizer que a acerola é melhor que a laranja. Aí perguntei: "-melhor? mas, em que sentido? como assim? "-é porque tem mais vitamina C", responderam.

Foi com essa idéia idiota que foi se espalhando no meio do povo que quanto mais vitamina C, melhor! puro folclore! Basta um pequena dose da vitamina C. Não adianta chupar Cebion, como se fosse drops, não.

E tem mais: essa vitamina tem a maior fama de miseravona, que cura tuuuuuuuudo, já pensou?! Parece até aquelas pomadas que vendem na avenida sete, que cura reumatismo, osteoporose, lordose, olho gordo, barriga d´água, papeira, língua de sogra... a lista é interminável! literalmente! o mesmo acontece com a vitamina C.

Mas, se você já está se achando intelectualmente desfavorecido (ops! pode ter outro nome) por acreditar nos poderes sobrenaturais dela, você não está só! Linus Pauling, vencedor de dois prêmios Nobel (de química e da paz) único na história a receber o prêmio em duas categorias distintas, também acreditava nisso, sabe? aquele que descobriu as subcamadas nas ligações químicas... (um terror para muitos em química - sp²...) Ele morreu divulgando o "laranjinha milagreiro".

A verdade é que o ácido ascórbico (nome na certidão de nascimento da vitamina c) não é tããããão "boca de 0 9" assim. Conheça seus atributos:

Benefícios da vitamina C:

*Fortalece os capilares sanguíneos;
*Fortalece o sistema imunológico;
*É um poderoso antioxidante;
*Dá resistência a dentes e ossos.

viu?! não é tanta coisa assim, como ele fortalece nossas defesas, aí acaba ajudando na hora da gripe e outras doenças infecciosas, e tal, nada de milagres.

Fontes (além do Cebion):

*Laranja (manjada);
*Acerola (manjada também);
*Abacaxi (essa é nova, né?);
*Morango (novidade também);
*Caju (você não sabia, mas é riquíssimo em dessa vitamina);
*Goiaba, entre outros.

A carência dela pode causar escorbuto (sangramento nas gengivas) e anemia (baixa hemoglobina no sangue);

E a gripe?! É... ajuda um pouco. Mas não substitui a vacina H1N1, hein?! vá logo tomar sua furadinha!

Abraço e até o próximo post.

Prof. Eric
Vi no: http://www.humornanet.com/ (HQ)