segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Série Vitaminas - Bolo de cenoura vitaminado








Olá cientistas da cozinha! Que bela foto, hein? é de um bolo de cenoura. Adoro esse bolo e é a especialidade de minha esposa (além da feijoada, da lasanha, da empanada e...rsrsrs) dá uma olhada nos ingredientes dessa dessa receita:

INGREDIENTES:
4 ovos;
1 xícara de cenoura ralada;
1 xícara de óleo;
2 xícaras de açúcar;
2 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de fermento.

Se você é como eu que sou excelente cozinheiro mas minhas especialidades são outras (ovo frito, pipoca de microondas, batata frita..) então não vai perceber onde está a diferença entre esta e as outras receitas de bolo. Vou adiantar:


tchan tcharan! O ÓLEO!



Perguntei a todos a minha volta porque tem que adicionar óleo. Uns responderam: "porque está escrito na receita" outros: "sei lá" e alguns: "pra quê você quer saber isso?"

Fiquei desolado.

Percebi o olhar aflito, de quem tem algo a dizer, na face da minha sogra. Perguntei a ela: -A senhora sabe?

Quase me engasguei quando ela disse que era para a COR da cenoura sair!

Meu Deus! onde minha querida sogrinha está com a cabeça? A cor sair?

Quase me engasguei de novo quando pensei: -Peraí, a cenoura é de cor laranja, isso porque é rica em...

BETACAROTENO!! EURECA!

O betacaroteno é precursor da vitamina A, o que chamamos de pró vitamina A. A adição de óleo se justifica porque esse pigmento é lipossolúvel, só se mistura com óleo, não com água. Dessa forma a cor (pigmento) da cenoura se mistura ao óleo, podendo ser distribuído igualmente por todo o bolo.

Por isso ele tem um tom meio alaranjado!

Não é à toa que a cenoura tem essa cor não. O beta caroteno dá a cor alaranjada à cenoura, abóbora e outros vegetais dessa cor.

No organismo o betacaroteno é convertido em vitamina A, a carência dessa vitamina causa a cegueira noturna, além de ressecamento da córnea (xeroftalmia).



Se você tá pensando em se entupir de cenoura e outras fontes de carotenóides aí vai um aviso: vai ficar bronzeadinho, viu? é que esse pigmento estimula a produção de melanina (que pigmenta a pele) e ainda pode deixar sua cutis amarelada se ingerida em excesso. Ou você se esqueceu do famoso...







Cenoura e bronze!?!?







Benefícios da vitamina A:
É um antioxidante (neutraliza radicais livres);
Faz bem para os olhos;
Aumenta a imunidade e a elasticidade da pele;
Dá brilho aos cabelos e fortalece as unhas.

Agora eu vou pedir licença porque meu bolo ficou pronto, valeu? até a próxima!

Para saber mais, clique no link abaixo e assista a um vídeo interessante: http://www.youtube.com/watch?v=alVF4k6eGdk

Série Vitaminas-O Raticida e a vitamina K

Olá cientistas do cotidiano!

Fim de ano tem gente que gosta de viajar, para quem tem casa de praia, ótimo, é só encher a mala do carro, sem esquecer o protetor solar e... todo aquele monte de inseticida, raticida, carrapaticida e todos os "cidas" que se possa imaginar... afinal, tanto tempo fechada a casa deve estar cheia dessas visitas indesejáveis e precisando de uma boa faxina não é mesmo? Ok. Vc, como é bem curioso, pegou o pacote do veneno para Ratos (que não é remédio de rato, pelo amor de Deus!) e leu tudinho, né? vamos dar uma olhadinha:
Uma olhada mais apurada no verso e você pode perceber um pequeno detalhe: esses venenos têm como princípio ativo um anticoagulante, ou seja, matam por hemorragia! Ao continuar sua leitura do verso do raticida você pode ler o seguinte:



Viu? Antídoto: vitamina K1 e tratamento sintomático.










Viva a super vitamina K!

Mas você sabe porque?

É o seguinte: O próprio nome dessa vitamina vem de Koagulations vitamine, dada a sua relação com essa função. Existem 12 fatores de coagulação, que um vai ativando o outro, como uma cascata. A vitamina K atua ativando os fatores II, VII, IX e X, que participam dessa cascata que termina na coagulação do sangue (e no fim da hemorragia). O veneno inativa enzimas que são fundamentais para a atuação da vitamina K que está no organismo. Por isso é que o antídoto é vitamina K exógena, aplicada pelo médico, entendeu?

A vitamina K pode ser encontrada em diversos tipos de alimento, mas principalmente em fígado e vegetais.
Cuidado! em caso de ingestão acidental do raticida, procure um posto de saúde. Em Salvador-Ba há o Centro de informação anti-veneno (CIAVE), anexo ao hospital Roberto Santos. Não adianta se entupir de brócolis, falou? tem que procurar atendimento médico.
Referências das imagens: http://www.flickr.com/photos/jwlphotography/2081531669/ (garoto Super K) e fotos do raticida (arquivo do autor).