CLICK E LEIA SOBRE ALELO Fonte: pt.wikipedia.org (ALELO) Um alelo é cada uma das várias formas alternativas do mesmo gene. Por exemplo, o gene que determina a cor da flor em várias espécies de plantas - um único gene controla a cor das pétalas, podendo haver diferentes versões desse mesmo gene. Uma dessas versões pode resultar em pétalas vermelhas, enquanto outra versão originará pétalas brancas.
CLICK E LEIA SOBRE CROMOSSOMA X Fonte: pt.wikipedia.org (ALELOCROMOSSOMA X) O cromossoma X consiste em um dos cromossomos responsáveis pela determinação do sexo do ser humano. Em cada conjunto de seus 23 pares de cromossomos, os seres humanos possuem um par de cromossomos responsáveis pelo sexo. As mulheres possuem dois cromossomos X e os homens, um X e um Y. Das 3.200 doenças hereditárias identificadas até hoje, 307 podem ser atribuídas a ocorrência de mutações ou falhas no cromossomo X, que, devido a esses problemas, interrompem a produção de algumas proteínas essenciais para o bom funcionamento do organismo.
GABARITO OFICIAL CLICK PARA AMPLIAR A IMAGEM
CLICK PARA AMPLIAR A IMAGEM
CLICK E LEIA SOBRE CÉLULAS SOMÁTICAS Fonte: pt.wikipedia.org (CÉLULAS SOMÁTICAS) Células somáticas são quaisquer células dos organismos multicelulares que não estejam diretamente envolvidas na reprodução, tal como as células da pele. São células cujo núcleo se pode dividir apenas por mitose, ao contrário das células germinativas, que podem sofrer meiose, para formar os gâmetas.
CLICK E LEIA SOBRE MITOSE Fonte: pt.wikipedia.org (MITOSE) Interfase Período que vai desde o fim de uma divisão celular e o início da divisão seguinte. Como os cromossomos estão pouco condensados e dispersos pelo núcleo não são visíveis a microscópio óptico. Nesta fase, por microscopia, não visualizamos modificações tanto no citoplasma quanto no núcleo. As células porém estão em intensa atividade, sintetizando os componentes que irão constituir as células filhas. Compreende três fases: Intervalo G1 ou pós-mitótico Existe uma intensa atividade de biossíntese (proteínas, enzimas, RNA, etc.) e formação de mais organismos (organelas) celulares o que implica crescimento celular. No final desta fase a célula faz uma "avaliação interna" a fim de verificar se deve prosseguir o ciclo celular. Caso a avaliação seja negativa, as células não vão se dividir passando ao estado G0 (que dependendo da célula pode ter uma duração variada, (Ex.: neurônios, fibras musculares, hemáceas, plaquetas, etc.) e se a avaliação for positiva passa-se à fase seguinte sendo o processo irreversível.
GABARITO OFICIAL CLICK PARA AMPLIAR A IMAGEM
GABARITO PADRÃO
CLICK PARA AMPLIAR A IMAGEM GABARITO PADRÃO CLICK PARA AMPLIAR A IMAGEM
CLICK E LEIA SOBRE HETEROTROFISMO Fonte: pt.wikipedia.org (HETEROTROFISMO) Heterotrofismo ou heterotrofia, em biologia, é o nome dado à qualidade do ser vivo que não possui a capacidade de produzir o seu alimento a partir da fixação de dióxido de carbono e por isso se alimenta a partir de outros compostos inorgânicos ou orgânicos. É o contrário de autotrofismo. São heterotróficos todos os animais, a maior parte dos protistas (exceto algumas algas), a maioria dos fungos e algumas plantas (apenas parcialmente e de forma muito limitada).
RESPOSTA CORRETA LETRA (B) Vídeo sobre Charles Darwin O professor de biologia do Anglo Armênio Uzunian explica a teoria da evolução de Charles Darwin (confira o vídeo). Ele comenta as ideias e as lacunas deixadas por Darwin e explica como se dá a seleção natural, usando como exemplo a resistência das bactérias a antibióticos.
Leia sobre Fototropismo FONTE: pt.wikipedia.org Fototropismo ou fototaxia é a designação dada ao movimento dos seres vivos, especialmente das plantas, em resposta a estímulos luminosos que poderão ser de frente para a fonte de luz (fototaxia positiva),e em sentido oposto a esta (fototaxia negativa) ou perpendicular á direcção desta (fototaxia transversal). Por exemplo, o fototropismo nas plantas é tal que o caule apresenta reacção positiva, isto é alonga-se em direcção à luz, e a raiz reacção negativa, conduzindo a um crescimento desta em afastamento da fonte luminosa. Tropismo cujo agentes excitante é a luz. Os caules aproximam-se da fonte luminosa e, portanto, têm fototropismo positivo. Já as raízes curvam-se em direção oposta à fonte luminosa, apresentando fototropismo negativo. Quando se ilumina um caule de maneira unilateral, na face iluminada ocorre foto destruição de parte do AIA ali existente, o que inibe o crescimento naquela região. Com isso, o lado que permanece no escuro cresce mais, determinando s curvatura do caule em direção à fonte luminosa. Nas raízes, ao contrário, a inativação de parte do AIA presente na face iluminada favorece seu crescimento: daí a curvatura desses órgãos em direção oposta à fonte de luz.
Leia sobre Auxina. FONTE: pt.wikipedia.org As auxinas são hormônios que promovem o alongamento celular diferencial e funcionam como reguladores do crescimento dos vegetais.
RESPOSTA CORRETA LETRA (C) OBS: Todos esse nomes estão em latim ou em português Europeu.
CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE ARACNÍDEOS FONTE: pt.wikipedia.org Os aracnídeos (do latim científico: Arachnida) são uma classe do filo dos artrópodes que inclui, dentre outros, aranhas, carrapatos, ácaros, opiliões e escorpiões, compreendendo mais de 60.000 espécies.
CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE INSECTOS FONTE: pt.wikipedia.org Os insetos (português brasileiro) ou insectos (português europeu) são animais invertebrados da classe Insecta, o maior e, na superfície terrestre, mais largamente distribuído grupo de animais do filo Arthropoda.
CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE CENTROPÉIA FONTE: pt.wikipedia.org Quilópode (também conhecido por Centopeia) é qualquer organismo da classe Chilopoda do filo dos artrópodes que inclui centopeias e lacraias. São animais de rápida locomoção, carnívoros e não se enrolam. Quilópodes ou centípedes ou centopeias apresentam entre 15 e 191 pares de pernas, o número de pares é sempre ímpar e por isso nenhum tem exatamente 100.
CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE DIPLÓPODO FONTE: pt.wikipedia.org (DIPLÓPODO) Diplópode (ou diplópodo, milípede ) é qualquer organismo da classe Diplopoda do filo dos Artrópodes que inclui os embuás, piolhos-de-cobra e gongolôs (no sul de Moçambique, congolote). São vulgarmente conhecidos em Portugal por maria-cafés.
Primeira Analise da questão, É se HARMÔNICA OU NÃO HARMÔNICA? NESTE CASO É DESARMÔNICA !!!!!
Relações interespecíficas desarmônicas Parasitismo Parasitismo é uma relação desarmônica entre seres de espécies diferentes, em que um deles é o parasita que vive dentro ou sobre o corpo do outro que é designado hospedeiro, do qual retira alimentos. EXEMPLO: Ectoparasitas são parasitas que vivem no exterior do corpo dos hospedeiros como os carrapatos, piolhos, pulgas, mosquitos e outros. Endoparasitas são parasitas que vivem no interior dos hospedeiros como a maioria das bactérias patogênicas, protozoários, o bicho-geográfico da dermatite linear sepiginosa, bicho-de-pé da tungíase, vermes intestinais e outros.
PREDATISMO Predatismo ou predação é uma relação desarmônica em que um ser vivo, o predador captura e mata um outro ser vivo, a presa, com o fim de se alimentar com a carne dele. Geralmente é uma relação interespecífica ou seja uma relação que ocorre entre espécies diferentes.
Inquilinismo ou epibiose (OBS: ESSA É HARMÔNICA) O inquilinismo é um tipo de associação em que apenas um dos participantes se beneficia, sem, no entanto, causar qualquer prejuízo ao outro. Nesse caso, a espécie beneficiada obtém abrigo ou, ainda, suporte no corpo da espécie hospedeira, e é chamada de inquilino. Um exemplo típico é a associação entre orquídeas e árvores.
Amensalismo ou antibiose O amensalismo ou antibiose consiste numa relação desarmônica em que indivíduos de uma população secretam ou expelem substâncias que inibem ou impedem o desenvolvimento de indivíduos de populações de outras espécies. O exemplo mais clássico de amensalismo são os antibióticos produzidos por fungos que impedem a proliferação das bactérias.
Simbiose ou mutualismo A simbiose ou mutualismo é uma relação entre indivíduos de espécies diferentes, onde as duas espécies envolvidas são beneficiadas e a associação é obrigatória para a sobrevivência de ambas.
CLICK NO LINK E LEIA SOBRE AUTOTROFISMO FONTE: pt.wikipedia.org (AUTOTROFISMO) Autotrofismo ou autotrofia (grego trofein, alimentar-se), em biologia, é o nome dado à qualidade do ser vivo de produzir seu próprio alimento a partir da fixação de dióxido de carbono, por meio de fotossíntese ou quimiossíntese. É o oposto de heterotrofismo. Os seres vivos com essa característica são chamados de autótrofos ou autotróficos. Estão entre eles bactérias (Cyanobacteria), protistas (algas), e plantas. Os animais e os fungos são heterótrofos.
CLICK NO LINK E LEIA SOBRE HETEROTROFISMO FONTE: pt.wikipedia.org (HETEROTROFISMO) Heterotrofismo ou heterotrofia, em biologia, é o nome dado à qualidade do ser vivo que não possui a capacidade de produzir o seu alimento a partir da fixação de dióxido de carbono e por isso se alimenta a partir de outros compostos inorgânicos ou orgânicos. É o contrário de autotrofismo. São heterotróficos todos os animais, a maior parte dos protistas (exceto algumas algas), a maioria dos fungos e algumas plantas (apenas parcialmente e de forma muito limitada).
CLICK NO LINK E LEIA SOBRA VIA METABÓLICA FONTE: pt.wikipedia.org (VIA METABÓLICA) Em bioquímica, uma via metabólica é uma série de reacções químicas onde uma reação fornece o substrato da reação seguinte sendo a reação seguinte dependente da anterior. Em cada via, um composto químico é modificado por reacções químicas. Estas reacções são aceleradas por enzimas.
LEIA SOBRE PROTEASE FONTE: pt.wikipedia.org (METABOLISMO) Proteases (proteínases, peptidases ou enzimas proteolíticas, EC 3.4) são enzimas que quebram ligações peptídicas entre os aminoácidos das proteínas. O processo é chamado de clivagem proteolítica, um mecanismo comum de ativação ou inativação de enzimas envolvido principalmente na digestão e na coagulação sanguínea. Como uma molécula de água é utilizada no processo, as proteases são classificadas como hidrolases.
RESPOSTA CORRETA LETRA (E)
Veja o vídeo. A MALÁRIA NÃO TEM VACINA E ELA É UM TRANSMITIDA POR UM MOSQUITO, POR SUA PICADA COM A INSERÇÃO DO PROTOZOÁRIO>