CLICK E LEIA SOBRE HIPERVENTILAÇÃO pt.wikipedia.org (HIPERVENTILAÇÃO) Hiperventilação é o aumento da quantidade de ar que ventila os pulmões, seja pelo aumento da frequência ou da intensidade da respiração. A causa mais comum da hiperventilação é a ansiedade, mas exercícios físicos, febres e doenças respiratórias também costumam levar a esse estado. A consequência metabólica da hiperventilação é a hipocapnia, isto é: a diminuição do teor de dióxido de carbono dissolvido no sangue. Como o dióxido de carbono é transportado no sangue como ácido carbônico, a hiperventilão eleva o pH sanguíneo, fenômeno conhecido como alcalose respiratória. A hiperventilação está normalmente associada aos ataques de pânico e seus sintomas mais comuns são: sensação de estar flutuando, tontura, dores no peito, formigamento na ponta dos dedos e ao redor da boca.
RESPOSTA CORRETA LETRA (A)
Limpa, a água potável é essencial para os humanos e para outras formas de vida. O acesso à água potável tem melhorado continuamente e substancialmente nas últimas décadas em quase toda parte do mundo. Existe uma correlação clara entre o acesso à água potável e PIB per capita de uma região. No entanto, alguns pesquisadores estimaram que em 2025 mais de metade da população mundial sofrerá com a falta de água potável. A água desempenha um papel importante na economia mundial, ja que ela funciona como um solvente para uma grande variedade de substâncias químicas, além de facilitar a refrigeração industrial e o transporte. Cerca de 70% da água doce do mundo é consumida pela agricultura.
RESPOSTA CORRETA LETRA (D)
RESPOSTA CORRETA LETRA (D)
RESPOSTA CORRETA LETRA (D)
Ciclo sexual, ciclo menstrual ou ciclo éstrico O ciclo menstrual inicia-se no primeiro dia da menstruação, na sua primeira fase ocorre uma produção exclusiva de estrogênio pelo ovário e, logo após a ovulação, tem início a fase de produção de progesterona, conhecida também como fase lútea. Esta fase do ciclo é fixa e a ovulação ocorre cerca de 14 dias antes do início da próxima menstruação. O tempo de sobrevida do óvulo dentro das trompas, após a ovulação, não é bem definido, mas parece estar entre 12 e 24 horas. Já os espermatozóides parecem ter uma sobrevida maior, variando de 24 até 96 horas. Por isso os dias férteis começam antes mesmo da ovulação. CLICK PARA AMPLIAR A IMAGEM
CLICK E LEIA SOBRE ALELO Fonte: pt.wikipedia.org (ALELO) Um alelo é cada uma das várias formas alternativas do mesmo gene. Por exemplo, o gene que determina a cor da flor em várias espécies de plantas - um único gene controla a cor das pétalas, podendo haver diferentes versões desse mesmo gene. Uma dessas versões pode resultar em pétalas vermelhas, enquanto outra versão originará pétalas brancas.
CLICK E LEIA SOBRE CROMOSSOMA X Fonte: pt.wikipedia.org (ALELOCROMOSSOMA X) O cromossoma X consiste em um dos cromossomos responsáveis pela determinação do sexo do ser humano. Em cada conjunto de seus 23 pares de cromossomos, os seres humanos possuem um par de cromossomos responsáveis pelo sexo. As mulheres possuem dois cromossomos X e os homens, um X e um Y. Das 3.200 doenças hereditárias identificadas até hoje, 307 podem ser atribuídas a ocorrência de mutações ou falhas no cromossomo X, que, devido a esses problemas, interrompem a produção de algumas proteínas essenciais para o bom funcionamento do organismo.
GABARITO OFICIAL CLICK PARA AMPLIAR A IMAGEM
CLICK PARA AMPLIAR A IMAGEM
CLICK E LEIA SOBRE CÉLULAS SOMÁTICAS Fonte: pt.wikipedia.org (CÉLULAS SOMÁTICAS) Células somáticas são quaisquer células dos organismos multicelulares que não estejam diretamente envolvidas na reprodução, tal como as células da pele. São células cujo núcleo se pode dividir apenas por mitose, ao contrário das células germinativas, que podem sofrer meiose, para formar os gâmetas.
CLICK E LEIA SOBRE MITOSE Fonte: pt.wikipedia.org (MITOSE) Interfase Período que vai desde o fim de uma divisão celular e o início da divisão seguinte. Como os cromossomos estão pouco condensados e dispersos pelo núcleo não são visíveis a microscópio óptico. Nesta fase, por microscopia, não visualizamos modificações tanto no citoplasma quanto no núcleo. As células porém estão em intensa atividade, sintetizando os componentes que irão constituir as células filhas. Compreende três fases: Intervalo G1 ou pós-mitótico Existe uma intensa atividade de biossíntese (proteínas, enzimas, RNA, etc.) e formação de mais organismos (organelas) celulares o que implica crescimento celular. No final desta fase a célula faz uma "avaliação interna" a fim de verificar se deve prosseguir o ciclo celular. Caso a avaliação seja negativa, as células não vão se dividir passando ao estado G0 (que dependendo da célula pode ter uma duração variada, (Ex.: neurônios, fibras musculares, hemáceas, plaquetas, etc.) e se a avaliação for positiva passa-se à fase seguinte sendo o processo irreversível.
GABARITO OFICIAL CLICK PARA AMPLIAR A IMAGEM
GABARITO PADRÃO
CLICK PARA AMPLIAR A IMAGEM GABARITO PADRÃO CLICK PARA AMPLIAR A IMAGEM
CLICK E LEIA SOBRE HETEROTROFISMO Fonte: pt.wikipedia.org (HETEROTROFISMO) Heterotrofismo ou heterotrofia, em biologia, é o nome dado à qualidade do ser vivo que não possui a capacidade de produzir o seu alimento a partir da fixação de dióxido de carbono e por isso se alimenta a partir de outros compostos inorgânicos ou orgânicos. É o contrário de autotrofismo. São heterotróficos todos os animais, a maior parte dos protistas (exceto algumas algas), a maioria dos fungos e algumas plantas (apenas parcialmente e de forma muito limitada).
RESPOSTA CORRETA LETRA (B) Vídeo sobre Charles Darwin O professor de biologia do Anglo Armênio Uzunian explica a teoria da evolução de Charles Darwin (confira o vídeo). Ele comenta as ideias e as lacunas deixadas por Darwin e explica como se dá a seleção natural, usando como exemplo a resistência das bactérias a antibióticos.
Leia sobre Fototropismo FONTE: pt.wikipedia.org Fototropismo ou fototaxia é a designação dada ao movimento dos seres vivos, especialmente das plantas, em resposta a estímulos luminosos que poderão ser de frente para a fonte de luz (fototaxia positiva),e em sentido oposto a esta (fototaxia negativa) ou perpendicular á direcção desta (fototaxia transversal). Por exemplo, o fototropismo nas plantas é tal que o caule apresenta reacção positiva, isto é alonga-se em direcção à luz, e a raiz reacção negativa, conduzindo a um crescimento desta em afastamento da fonte luminosa. Tropismo cujo agentes excitante é a luz. Os caules aproximam-se da fonte luminosa e, portanto, têm fototropismo positivo. Já as raízes curvam-se em direção oposta à fonte luminosa, apresentando fototropismo negativo. Quando se ilumina um caule de maneira unilateral, na face iluminada ocorre foto destruição de parte do AIA ali existente, o que inibe o crescimento naquela região. Com isso, o lado que permanece no escuro cresce mais, determinando s curvatura do caule em direção à fonte luminosa. Nas raízes, ao contrário, a inativação de parte do AIA presente na face iluminada favorece seu crescimento: daí a curvatura desses órgãos em direção oposta à fonte de luz.
Leia sobre Auxina. FONTE: pt.wikipedia.org As auxinas são hormônios que promovem o alongamento celular diferencial e funcionam como reguladores do crescimento dos vegetais.
RESPOSTA CORRETA LETRA (C) OBS: Todos esse nomes estão em latim ou em português Europeu.
CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE ARACNÍDEOS FONTE: pt.wikipedia.org Os aracnídeos (do latim científico: Arachnida) são uma classe do filo dos artrópodes que inclui, dentre outros, aranhas, carrapatos, ácaros, opiliões e escorpiões, compreendendo mais de 60.000 espécies.
CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE INSECTOS FONTE: pt.wikipedia.org Os insetos (português brasileiro) ou insectos (português europeu) são animais invertebrados da classe Insecta, o maior e, na superfície terrestre, mais largamente distribuído grupo de animais do filo Arthropoda.
CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE CENTROPÉIA FONTE: pt.wikipedia.org Quilópode (também conhecido por Centopeia) é qualquer organismo da classe Chilopoda do filo dos artrópodes que inclui centopeias e lacraias. São animais de rápida locomoção, carnívoros e não se enrolam. Quilópodes ou centípedes ou centopeias apresentam entre 15 e 191 pares de pernas, o número de pares é sempre ímpar e por isso nenhum tem exatamente 100.
CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE DIPLÓPODO FONTE: pt.wikipedia.org (DIPLÓPODO) Diplópode (ou diplópodo, milípede ) é qualquer organismo da classe Diplopoda do filo dos Artrópodes que inclui os embuás, piolhos-de-cobra e gongolôs (no sul de Moçambique, congolote). São vulgarmente conhecidos em Portugal por maria-cafés.
Primeira Analise da questão, É se HARMÔNICA OU NÃO HARMÔNICA? NESTE CASO É DESARMÔNICA !!!!!
Relações interespecíficas desarmônicas Parasitismo Parasitismo é uma relação desarmônica entre seres de espécies diferentes, em que um deles é o parasita que vive dentro ou sobre o corpo do outro que é designado hospedeiro, do qual retira alimentos. EXEMPLO: Ectoparasitas são parasitas que vivem no exterior do corpo dos hospedeiros como os carrapatos, piolhos, pulgas, mosquitos e outros. Endoparasitas são parasitas que vivem no interior dos hospedeiros como a maioria das bactérias patogênicas, protozoários, o bicho-geográfico da dermatite linear sepiginosa, bicho-de-pé da tungíase, vermes intestinais e outros.
PREDATISMO Predatismo ou predação é uma relação desarmônica em que um ser vivo, o predador captura e mata um outro ser vivo, a presa, com o fim de se alimentar com a carne dele. Geralmente é uma relação interespecífica ou seja uma relação que ocorre entre espécies diferentes.
Inquilinismo ou epibiose (OBS: ESSA É HARMÔNICA) O inquilinismo é um tipo de associação em que apenas um dos participantes se beneficia, sem, no entanto, causar qualquer prejuízo ao outro. Nesse caso, a espécie beneficiada obtém abrigo ou, ainda, suporte no corpo da espécie hospedeira, e é chamada de inquilino. Um exemplo típico é a associação entre orquídeas e árvores.
Amensalismo ou antibiose O amensalismo ou antibiose consiste numa relação desarmônica em que indivíduos de uma população secretam ou expelem substâncias que inibem ou impedem o desenvolvimento de indivíduos de populações de outras espécies. O exemplo mais clássico de amensalismo são os antibióticos produzidos por fungos que impedem a proliferação das bactérias.
Simbiose ou mutualismo A simbiose ou mutualismo é uma relação entre indivíduos de espécies diferentes, onde as duas espécies envolvidas são beneficiadas e a associação é obrigatória para a sobrevivência de ambas.
CLICK NO LINK E LEIA SOBRE AUTOTROFISMO FONTE: pt.wikipedia.org (AUTOTROFISMO) Autotrofismo ou autotrofia (grego trofein, alimentar-se), em biologia, é o nome dado à qualidade do ser vivo de produzir seu próprio alimento a partir da fixação de dióxido de carbono, por meio de fotossíntese ou quimiossíntese. É o oposto de heterotrofismo. Os seres vivos com essa característica são chamados de autótrofos ou autotróficos. Estão entre eles bactérias (Cyanobacteria), protistas (algas), e plantas. Os animais e os fungos são heterótrofos.
CLICK NO LINK E LEIA SOBRE HETEROTROFISMO FONTE: pt.wikipedia.org (HETEROTROFISMO) Heterotrofismo ou heterotrofia, em biologia, é o nome dado à qualidade do ser vivo que não possui a capacidade de produzir o seu alimento a partir da fixação de dióxido de carbono e por isso se alimenta a partir de outros compostos inorgânicos ou orgânicos. É o contrário de autotrofismo. São heterotróficos todos os animais, a maior parte dos protistas (exceto algumas algas), a maioria dos fungos e algumas plantas (apenas parcialmente e de forma muito limitada).
CLICK NO LINK E LEIA SOBRA VIA METABÓLICA FONTE: pt.wikipedia.org (VIA METABÓLICA) Em bioquímica, uma via metabólica é uma série de reacções químicas onde uma reação fornece o substrato da reação seguinte sendo a reação seguinte dependente da anterior. Em cada via, um composto químico é modificado por reacções químicas. Estas reacções são aceleradas por enzimas.
LEIA SOBRE PROTEASE FONTE: pt.wikipedia.org (METABOLISMO) Proteases (proteínases, peptidases ou enzimas proteolíticas, EC 3.4) são enzimas que quebram ligações peptídicas entre os aminoácidos das proteínas. O processo é chamado de clivagem proteolítica, um mecanismo comum de ativação ou inativação de enzimas envolvido principalmente na digestão e na coagulação sanguínea. Como uma molécula de água é utilizada no processo, as proteases são classificadas como hidrolases.
RESPOSTA CORRETA LETRA (E)
Veja o vídeo. A MALÁRIA NÃO TEM VACINA E ELA É UM TRANSMITIDA POR UM MOSQUITO, POR SUA PICADA COM A INSERÇÃO DO PROTOZOÁRIO>
OBS: MANDEI E_MAIL PARA O ENEM ... POIS O TEXTO DO WIKIPEDIA NÃO ESTÁ COMPATÍVEL !!!! RESPOSTA CORRETA LETRA (A)
FONTE: pt.wikipedia.org Colónia (biologia) Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Nota: Se procura outros significados de Colónia, consulte Colónia. Em biologia, colónia (português europeu) ou colônia (português brasileiro) é o nome dado a uma relação ecológica harmônica intra-específica, em que um grupo de organismos da mesma espécie formam uma entidade diferente dos organismos individuais e todos levam vantagem. Por vezes, alguns destes indivíduos especializam-se em determinadas funções necessárias à colónia[1]. Na colônia, os organismos encontram-se unidos fisicamente, constituindo um conjunto coeso, podendo ou não ocorrer divisão de trabalho entre eles. Há colônias móveis, como as caravelas e várias espécies de algas, como as Volvox. Há também colônias fixas como as de esponjas e de corais. Um recife de coral, por exemplo, é construído por milhões de pequenos animais (pólipos) que secretam à sua volta um esqueleto rígido. A garrafa-azul (Physalia) é formada por centenas de pólipos seguros a um flutuador, especializados nas diferentes funções, como a alimentação e a defesa; cada um deles não sobrevive isolado da colonia. As bactérias e outros organimos unicelulares também se agrupam muitas vezes dentro dum invólucro mucoso. As abelhas e formigas, por outro lado, diferenciam-se em rainha, zangão com funções reprodutivas e as obreiras (ou operárias) com outras funções, mas cada indivívuo pode sobreviver separadamente. Por isso, estas espécies são chamadas eusociais, ou seja, formam uma sociedade e não uma colonia.
O que é caloria? FONTE: www.grupoescolar.com Uma caloria é a quantidade de calor que aumenta a temperatura de um grama da água em um grau Celsius. A energia dos alimentos pode ser medida em calorias. No entanto, para medir a quantidade de energia gerada pelo alimento, costumamos utilizar a unidade de medida chamada quilocaloria (kcal), que vale 1000 calorias. Uma maçã, por exemplo, tem, em média, 70 kcal; uma banana, 100 calorias e um sorvete cremoso (bem servido), 230 kcal. De quantas calorias uma pessoa precisa? Isso depende de muitos fatores, como o peso, a idade, o sexo e, principalmente, de quanta energia gasta durante o dia - essa necessidade aumenta também durante a gravidez e na amamentação. Quanto maior o esforço e a sua duração, mais calorias são consumidas. E, portanto, mais a pessoa precisa comer para repor as calorias perdidas. Um homem de 75 kg que trabalhe a maior parte do tempo sentado num escritório, e que não faça exercícios físicos diários, gasta cerca de 2300 kcal por dia. Uma mulher de 60 kg, e na mesma situação, gasta cerca de 1900 kcal por dia. Mas, se esse homem tiver um trabalho que exija certo esforço físico o então se ele praticar exercícios diários, pode gastar aproximadamente 2900 kcal por dia, e a mulher, nessas condições, por volta de 2200 kcal por dia. Depois de ingerido, o alimento é liberada por uma série de transformações ou reações químicas que fazem parte da respiração celular e que acontecem no interior das células. Nesse processo, a glicose, um açúcar, combina-se com o oxigênio e se transforma em gás carbônico e água, gerando energia.
O que é carboidrato? FONTE: pt.wikipedia.org Carboidratos, carbohidratos, hidratos de carbono, glicídios, glícidos, glucídeos, glúcidos, glúcides, sacarídios ou açúcares são substâncias, sintetizadas pelos organismos vivos, de função mista poliálcool-aldeído ou poliálcool-cetona. O aldeído glicérico ( 2,3-hidroxi-propanal ) é um carboidrato de função mista poliálcool-aldeído Diihidroxi-acetona O diidroxi-acetona ( 1,3 diidroxi-propanona ) é um carboidrato de função mista poliálcool-cetona Função Os carboidratos têm funções estruturais da membrana celular (construtora ou plástica), fornecimento de uma fração significativa de energia, armazenamento energético nos animais, sob a forma de glicogênio e principalmente nos vegetais, sob a forma de amido. Também tem função anticoagulante (heparina), lubrificante, estrutural (quitina) e antigênica (ativa o sistema imunológico, por exemplo, a alergia causada por crustáceos). Os carboidratos também são conhecidos como açúcares.
RESPOSTA CORRETA LETRA (E)
FONTE: pt.wikipedia.org biologia, sobretudo na ecologia e ambientologia, meio ambiente é o conjunto de todos os factores que afetam diretamente o metabolismo ou o comportamento dos seres vivos que habitam no mesmo ambiente, que é chamado de biótopo. Esses factores incluem a luz, o ar, a água, o solo (chamados factores abióticos) e os próprios seres vivos, nas suas relações ecológicas (factores bióticos).
RESPOSTA CORRETA LETRA (E)
Veja o vídeo e leia.... O professor de biologia do Anglo Armênio Uzunian explica a teoria da evolução de Charles Darwin (confira o vídeo). Ele comenta as ideias e as lacunas deixadas por Darwin e explica como se dá a seleção natural, usando como exemplo a resistência das bactérias a antibióticos.
LEIA SOBRE DARWIN E SUA TERORIA FONTE: pt.wikipedia.org LEIA SOBRE DARWIN E SUA TERORIA - Origem das espécies FONTE: pt.wikipedia.org A Origem das Espécies, do naturalista britânico Charles Darwin, é um dos livros mais importantes da história da ciência, apresentando a Teoria da Evolução, base de toda biologia moderna. O nome completo da primeira edição (1859) é On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or the Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life (Sobre a Origem das Espécies por Meio da Selecção Natural ou a Preservação de Raças Favorecidas na Luta pela Vida). Somente na sexta edição (1872), o título foi abreviado para The Origin of Species (A Origem das Espécies), como é popularmente conhecido. Nesse livro, Darwin apresenta evidências abundantes da evolução das espécies, mostrando que a diversidade biológica é o resultado de um processo de descendência com modificação, onde os organismos vivos se adaptam gradualmente através da selecção natural e as espécies se ramificam sucessivamente a partir de formas ancestrais, como os galhos de uma grande árvore: a árvore da vida. A primeira edição, publicada pela editora de John Murray em Londres no dia 24 de Novembro de 1859 com tiragem de 1.250 exemplares, esgotou-se no mesmo dia, criando uma controvérsia que ultrapassou o âmbito académico. Um exemplar da primeira edição atinge hoje mais de 50 mil dólares em leilão.[1] A proposta de Darwin, que as espécies se originam por processos inteiramente naturais, contradiz a crença religiosa na criação divina, tal como é apresentada na Bíblia, no livro de Génesis. As discussões que o livro desencadeou se disseminaram rapidamente entre o público, criando o primeiro debate científico internacional da história
LEIA SOBRE DIPLOÍDE FONTE: pt.wikipedia.org Células diplóides são aquelas cujos cromossomos se organizam em pares de cromossomos homólogos, e assim, para cada característica existem pelo menos dois genes, estando cada um deles localizado num cromossomo homólogo. Diz-se que estas células possuem 2n cromossomos, onde n é o número de cromossomos característico da espécie em causa, ou "número haploide". No caso da espécie humana, n corresponde a 23 cromossomos, pelo que as células somáticas possuem 2n, ou seja, 46 cromossomos. Quando ocorre a fecundação, os 23 cromossomos presentes no espermatozóide juntam-se com os 23 cromossomos presentes no óvulo. As mulheres possuem o último par de cromossomos, o 23º, igual a XX onde X é um tipo de cromossomo. Já os homens o possuem como XY, determinando seu sexo.
RESPOSTA CORRETA LETRA (C)
OBS: O principal alimento são as fezes do morcego. Este morcego desaparecendo ou migrando para outro lugar pode causar problemas na população desses mosquitos.
Antropogenia é o termo dado às coisas originadas pelo homem. Antropogenia ou antropogênese é o estudo da ontogênese e filogênese humanas. Coisas referentes ao homem ou à vida humana são chamados antrópicos. Assim, ação antrópica é a ação humana sobre o ambiente.
MINERAÇÃO Problemas ambientais Precipitado de hidróxido de ferro num regato recebendo águas ácidas de uma mina de carvão (Missouri, Estados Unidos). Atualmente as companhias mineiras são obrigadas a cumprir normas ambientais, de encerramento e de funcionamento bastante estritas, de forma a assegurar que a área afectada pela exploração mineira regressa à sua condição inicial, ou próxima da inicial e em alguns casos até melhor que a inicial. Alguns métodos de exploração antiquados tiveram, e continuam a ter em países com fraca regulamentação, efeitos devastadores no ambiente e na saúde pública. Pode ocorrer contaminação química grave do solo nas áreas afectadas, a qual pode ser ampliada e disseminada por exemplo pela água, criando situações de contaminação maciça. Outros problemas ambientais possíveis são a erosão, subsidência, abandono de resíduos perigosos, perda de biodiversidade e contaminação de aquíferos e cursos de água. No entanto, as explorações mineiras modernas têm práticas que diminuíram significativamente a ocorrência destes problemas, sendo alvo de apertado escrutínio ambiental. BARRAGEM Uma barragem, açude ou represa, é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água. A sua utilização é sobretudo para abastecer de água zonas residenciais, agrícolas, industriais, produção de energia eléctrica (energia hidráulica), ou regularização de um caudal.
PORQUE O GABARITO É (C) !!!!!!!!!
CIANOBACTÉRIAS As Cyanobacteria ou Cianobactérias, filo que inclui as algas azuis, são organismos aquáticos, unicelulares, procariontes e fotossintéticos de cocos, bastonetes, filamentos ou pseudofilamentos, apresentando coloração azul em condições ótimas, mas são frequentemente encontradas apresentando coloração de verde oliva a verde-azulado.
Em muitos casos, são responsáveis pela eutrofização do ambiente aquático no qual estão inseridas pela rápida reprodução (sempre por bipartição). A maioria das espécies encontram-se em água doce, mas algumas são marinhas ou ocorrem em solo húmido, ainda sendo encontradas em ambientes lacustres (principalmente hipersalinos), ambientes congelados, sob o foliço de florestas entre outros. Outras espécies são endossimbiontes em líquenes ou em vários protistas e corais, fornecendo energia aos seus hospedeiros.
Foram durante muito tempo classificadas como algas, quer da divisão Cyanophyta, quer da classe Cyanophyceae (por isso o termo cianofíceas é ainda utilizado, embora o termo cianobactérias esteja a ganhar terreno) e estudadas pelos botânicos. Atualmente sabe-se que estes organismos não têm relação filogenética com qualquer dos grupos de algas, a não ser como prováveis antepassados dos cloroplastos – ver teoria da endossimbiose) – e encontram-se classificados como um filo (ou divisão, para os botânicos) dentro do domínio Bacteria.
Invertebrados bentônicos Os invertebrados bentônicos são grupos de organismos que habitam diferentes tipos de substratos de habitats aquáticos. Estes podem ser compostos de fragmentos de vegetais, sedimentos diversos, macrófitas, algas filamentosas, entre outros. Dentre os diversos grupos existentes, podemos destacar os moluscos, insetos, nematódeos e os oligoquetos. Os organismos bentônicos têm sido utilizados como bioindicadores na avaliação de impactos ambientais provocados pelo mau uso dos recursos naturais do ambiente. Os animais, plantas, microrganismos e suas complexas interações com o meio ambiente respondem de maneira diferenciada às modificações da paisagem, produzindo informações, que não só indicam a presença de poluentes, mas proporcionam também uma melhor indicação de seu impacto na qualidade dos ecossistemas (Souza, 2001).
Mitose é o processo pelo qual as células eucarióticas dividem seus cromossomas entre duas células filhas. Este processo dura, em geral, 90 a 120 minutos e é dividido em quatro etapas: profase, metafase, anafase e telofase. É uma das fases do processo de divisão celular ou fase mitótica do ciclo celular.
Comparações entre a mitose e a meiose Ver artigo principal: meiose A mitose ocorre em todas as células somáticas do corpo e, por meio dela, uma célula se divide em duas, geneticamente semelhantes à célula inicial. Assim, é importante na regeneração dos tecidos e no crescimento dos organismos multicelulares. Nos unicelulares, permite a reprodução assexuada.
Já a meiose, nos seres pluricelulares, só ocorre em células germinativas, com duas divisões sucessivas. A célula-mãe se divide em duas, que se dividem de novo, originando quatro células-filhas (três células-filhas no caso da oogénese) com metade dos cromossomos da célula inicial: são os gametas, geneticamente diferentes entre si.
RESPOSTA CORRETA LETRA (D)
RESPOSTA CORRETA LETRA (C)
Heterotrofismo ou heterotrofia, em biologia, é o nome dado à qualidade do ser vivo que não possui a capacidade de produzir o seu alimento a partir da fixação de dióxido de carbono e por isso se alimenta a partir de outros compostos inorgânicos ou orgânicos. É o contrário de autotrofismo. São heterotróficos todos os animais, a maior parte dos protistas (exceto algumas algas), a maioria dos fungos e algumas plantas (apenas parcialmente e de forma muito limitada).
Autotrofismo ou autotrofia (grego trofein, alimentar-se), em biologia, é o nome dado à qualidade do ser vivo de produzir seu próprio alimento a partir da fixação de dióxido de carbono, por meio de fotossíntese ou quimiossíntese. É o oposto de heterotrofismo. Os seres vivos com essa característica são chamados de autótrofos ou autotróficos.
Anaeróbio é uma palavra técnica que significa literalmente sem ar e se opõe a aeróbio. A presença ou ausência de ar( oxigénio -O2) ou, mais precisamente, a presença ou ausência de oxigénio no ar, afecta várias reações químicas e biológicas. As que ocorrem na ausência de oxigénio dizem-se que ocorrem em anaerobiose (no Brasil, anaerobismo).
Um exemplo é o da madeira totalmente submersa em água que não apodrece, visto que o apodrecimento é um processo que necessita de água e oxigénio.
A anaerobiose é o processo utilizado por algumas espécies de bactérias e pelas fibras musculares submetidas a esforço intenso. Esta última reação é catalisada pela enzima desidrogenase lática; nestas condições, o aporte sanguíneo de oxigénio torna-se insuficiente e a fibra muscular é submetida a uma anaerobiose relativa. Em vez de o piruvato entrar no ciclo de Krebs, há produção de lactato.
Em outros organismos, como as leveduras, o piruvato é descarboxilado, originando acetaldeído, que, servindo como aceptor dos elétrons do NADH, se reduz a etanol.
A aerobiose refere-se a um processo bioquímico que representa a forma mais eficaz de obter energia a partir de nutrientes como a glicose, na presença obrigatória de oxigênio. Os seres vivos que procedem à aerobiose são os seres aerobióticos. A maioria dos seres vivos encontram-se nestas condições. Os seres vivos que sobrevivem sem oxigénio são anaeróbios.
Reacções aerobióticas As reacções aerobióticas são um tipo específico de um processo mais global, designado por respiração celular. Através destas reacções, a glicose é degradada em dióxido de carbono e água, libertando-se energia. É, assim, como que o processo inverso da fotossíntese, onde as plantas produzem glicose usando água, dióxido de carbono e energia solar.
RESPOSTA CORRETA LETRA (A)
RESPOSTA CORRETA LETRA (E)
Termorregulação é um termo que, em biologia, se refere ao conjunto de sistemas de regulação da temperatura corporal de alguns seres vivos (em especial, dos mamíferos e das aves). Esta regulação é exercida graças à coordenação entre a produção (termogénese) e libertação (termodispersão) do calor orgânico interno. A termorregulação é, deste modo, um mecanismo de homeostasia, já que na presença de grandes oscilações térmicas externas, possibilita a manutenção da temperatura corporal dentro de fronteiras definidas.
O sistema sensorial que monitora e coordena a atividade dos músculos, e a movimentação dos órgãos, e constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações de um ser humano (ou outro animal) é vulgarmente tratado de sistema nervoso. Os neurônios e os nervos são integrantes do sistema nervoso, e desempenham papéis importantes na coordenação motora. Todas as partes do sistema sensorial de um animal são feitas de tecido nervoso e seus estimulos são dependentes do meio.
ESPOSTA CORRETA LETRA (A)
Estômatos (em Portugal, Estoma) são estruturas celulares que têm a função de realizar trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente. Está localizado geralmente na epiderme inferior (parte abaxial), evitando o excesso de transpiração devido a intensidade de luz que atinge a epiderme superior. São estruturas constituídas por um conjunto de células localizadas na epiderme dos Traqueófitos, especialmente sobre a face abaxial das folhas, com a função de estabelecer comunicação do meio interno com a atmosfera, constituindo-se em um canal para a troca de gases e a transpiração do vegetal. Grande parte da transpiração é efectuada ao nível dos estomas foliares, que controlam a quantidade de água perdida por transpiração, devido à sua capacidade de abrir e fechar. Fatores que condicionam a abertura ou fechamento dos estômatos Os estômatos abrem (há transpiração) quando no interior das células a concentração de solutos aumenta, entrando água por osmose. Luz A presença de luz favorece a abertura dos estomas através de mecanismos que ainda não estão totalmente compreendidos. Um dos motivos parece ser que a presença de luz faz diminuir a concentração de CO2 no mesofilo (devido à fotossíntese). A diminuição de CO2 aumenta o pH do meio que fica alcalino. Em ambiente alcalino enzimas envolvidas na degradação de amido são activadas, e assim aumenta a concentração de glicose no mesofilo. Este aumento de solutos solúveis faz diminuir o potencial de água, e a água entra por osmose nas células labiais, que ficam túrgidas. A Luz Azul favorece o Transporte activo de iões K+ para as células guarda (independentemente da concentração de CO2)pelo que, o aumento da concentração de solutos, resulta na entrada de água por osmose, ficando as células labiais túrgidas. Algumas exceções Em plantas de metabolismo CAM, os estômatos são abertos apenas durante a noite. Desta forma, sem a influência das altas temperaturas diurnas, as plantas pouco transpiram e ainda podem executar trocas gasosas.
RESPOSTA CORRETA LETRA (B) Artérias são vasos sanguíneos que carregam sangue a partir dos ventrículos do coração para todas as partes do nosso corpo. Elas se contrastam com as veias, que carregam sangue em direção aos átrios do coração. O sistema circulatório é extremamente importante para a manutenção da vida. O seu funcionamento adequado é responsável por levar oxigênio e nutrientes para todas as células, assim como remover dióxido de carbono (CO2) e produtos metabólicos, manter o pH ótimo, e a mobilidade dos elementos, proteínas e células do sistema imune. As duas principais causas de morte em países desenvolvidos, o infarto do miocárdio e o ataque cardíaco, podem ser resultado direto de um sistema arterial que tenha sido lentamente e progressivamente comprometido pelos anos de deterioração (veja arteriosclerose). Descrição O sistema arterial é a porção de alta pressão do sistema circulatório. A pressão arterial varia entre a máxima pressão durante a contração cardíaca, chamada de pressão sistólica, e a mínima, ou pressão diastólica, entre as contrações, quando o coração descansa entre os ciclos. Essa variação de pressão nas artérias produz uma pulsação que é observável em qualquer artéria, e é um indicador da atividade cardíaca. A parede das artérias é espessa, formada de tecido muscular elástico. Artérias finas são chamadas de arteríolas. As veias são vasos que trazem o sangue para o coração.Internamente são providas de valvas que impedem o refluxo do sangue.Como artérias,também se ramificam em vasos de menor calibre,as vênulas.Tem paredes mais finas que artérias,porém seu diâmetro interno é maior
VEIA No sistema circulatório, uma veia é um vaso sanguíneo que leva sangue em direção ao coração. Os vasos que carregam sangue para fora do coração são conhecidos como artérias. O estudo das veias e doenças das veias é conhecido como flebologia e é uma disciplina que vem sendo desenvolvida através de uma variedade de cientistas de diferentes áreas. A American Medical Association adicionou a flebologia à sua lista de especialidades médicas auto-designadas. Função As veias servem para levar o sangue dos órgãos de volta ao coração. Na circulação sistêmica o sangue oxigenado é bombeado para o ventrículo esquerdo pelas artérias até os músculos e órgãos do corpo, onde seus nutrientes e gases são trocados nos capilares, entrando nas veias contendo restos celulares e dióxido de carbono. O sangue pobre em oxigênio é recolhido pelas veias e levado até o átrio direito do coração, que transfere sangue para o ventrículo direito, onde é então bombeado para as artérias pulmonares e finalmente aos pulmões. Na circulação pulmonar as veias pulmonares trazem o sangue oxigenado dos pulmões para o átrio esquerdo, que desemboca no ventrículo esquerdo, completando o ciclo da circulação sanguínea. O retorno do sangue para o coração é auxiliado pela ação do bombeamento de músculos esqueléticos, que ajudam a manter extremamente baixa a pressão sanguínea do sistema venoso.
RESPOSTA CORRETA LETRA (B) Condensação também conhecida como liquefação, é uma das fases em que ocorre a transformação da matéria, do estado gasoso vapor para líquido. A condensação que normalmente ocorre quando o vapor é resfriado pode ocorrer em sistemas fechados com o vapor comprimido sendo que ambas as situações dependem somente do equilíbrio entre a pressão e temperatura. A temperatura de arrefecimento onde ocorre a condensação do vapor de água é chamada de ponto de orvalho. Os sistemas de condensação são explorados nas refinarias em destilação e usados na transformação de energia em turbinas termoelétricas e na produção de frio criogenia .
PROVA DA UFF – 2009 Neste ano o Jardim Botânico do Rio de Janeiro completa 200 anos de existência. Nele estão situados acervos de mais de 8.000 espécies de plantas nacionais e de várias partes do mundo. O Jardim Botânico foi expandido em 15.000m2 e as estufas das orquídeas, bromélias, cactos e das plantas insetívoras foram reformadas. Este último grupo de plantas, também conhecido como plantas carnívoras, chama muito a atenção por poder obter nutrientes dos animais que capturam e digerem. Entretanto, os organismos do Reino Plantae são classificados quanto a sua nutrição como autótrofos. Os organismos autótrofos são aqueles que sintetizam moléculas orgânicas a partir de: (A) água e glicose (B) substâncias orgânicas (C) substâncias inorgânicas (D) água, O2 e proteínas (E) água, CO e proteínas
RESPOSTA CORRETA (C) Autotrofismo ou autotrofia (grego trofein, alimentar-se), em biologia, é o nome dado à qualidade do ser vivo de produzir seu próprio alimento a partir da fixação de dióxido de carbono, por meio de fotossíntese ou quimiossíntese. É o oposto de heterotrofismo. Os seres vivos com essa característica são chamados de autótrofos ou autotróficos. Estão entre eles bactérias (Cyanobacteria), protistas (algas), e plantas. Os animais e os fungos são heterótrofos. Química inorgânica ou química mineral é o ramo da química que estuda os elementos químicos e as substâncias da natureza que não possuem o carbono coordenado em cadeias, investigando as suas estruturas, propriedades e a explicação do mecanismo de suas reações e transformações. Os materiais inorgânicos compreendem cerca de 95% das substâncias existentes no planeta Terra. As chamadas "substâncias inorgânicas" que servem de foco de estudo para a química inorgânica, são divididos em 4 grupos denominados como "funções inorgânicas".São eles: • Ácidos • Bases ou hidróxidos • Sais • Óxidos
Questão 20 – UFF Faz 100 anos que Hardy (matemático inglês) e Weinberg (médico alemão) publicaram o teorema fundamental da genética de populações, conhecido como Equilíbrio de Hardy-Weinberg. Para se aplicar este princípio, a população deve ser de tamanho: (A) aleatório, visto que não influencia para a aplicação do teorema, já que a probabilidade dos cruzamentos depende de processos migratórios que ocorrem naturalmente nas populações; (B) pequeno, de modo que possam ocorrer cruzamentos de forma experimental, de acordo com as leis de Mendel, ou seja, os cruzamentos entre indivíduos de diferentes genótipos devem acontecer sempre a partir de alelos heterozigotos; (C) muito grande, para que possam ocorrer cruzamentos seletivos, de acordo com a teoria evolutiva, ou seja, os efeitos da seleção natural a partir de mutações ao acaso devem ser considerados; (D) pequeno, de modo que possam ocorrer cruzamentos entre os organismos mutantes, de acordo com as leis das probabilidades, ou seja, novas características devem ser introduzidas de forma controlada na população; (E) muito grande, de modo que possam ocorrer todos os tipos de cruzamentos possíveis, de acordo com as leis das probabilidades, ou seja, os cruzamentos entre indivíduos de diferentes genótipos devem acontecer completamente ao acaso. RESPOSTA CORRETA LETRA (E) Deveríamos lembrar que estamos falando de um matemático, ou seja, o estudo foi relacionado a alguma propriedade a matemática em cima da biologia. Sobre o cruzamento ao acaso de diferentes genótipos, pode-se citar animais e até mesmo humanos ( Japonês x Brasileiro) , ou até mesmo, (brasileiro x brasileiro).
QUESTÃO 24 – UFF Os sais minerais são de importância vital para o bom funcionamento de diversos processos fisiológicos, sendo necessária a reposição da concentração de cada íon para que seja mantida a homeostasia do organismo. O gráfico e a tabela abaixo mostram a concentração e algumas atividades biológicas de três íons em seres humanos. Analisando o gráfico e a tabela acima, pode-se afirmar que os íons representados por I, II e III são respectivamente:
(A) Ca+2, Na+ e K+ (B) Na+, K+ e Ca+2 (C) K+, Ca+2 e Na+ (D) K+, Na+ e Ca+2 (E) Na+, Ca+2 e K+
RESPOSTA CORRETA LETRA (B)
Bem questão complicada, mas uma observação inicial que poderia ser dada é da coagulação. Bem com isso você eliminaria Letra A e E pois o K+ está em abundância. Outra dica é a concentração muscular, como exemplo vou colocar a banana pois você já deve ter ouvido alguma vez que ela evita câimbra ou que tem potássio e faz bem aos músculos.
Questão 32 – UFF
Mais de 4 mil e 400 índios das etnias Yanomami e Ye’Kuana, que habitam o norte do Amazonas e leste de Roraima até a fronteira com a Venezuela, sofrem de oncocercose, uma doença parasitária conhecida como “cegueira dos rios”. O parasita pode invadir o globo ocular, causando reações que podem levar à cegueira (Adaptado: IBICT, Canal Ciência).
Assinale a opção que apresenta, respectivamente, a família e o nome vulgar do inseto vetor desta filariose.
(A) Psychodidae e flebótomo (B) Argasidae e carrapato (C) Culicidae e mosquito palha (D) Simuliidae e borrachudo ou pium (E) Reduviidae e barbeiro
RESPOSTA CORRETA LETRA (C)
Lembre o Besouro transmite doença de chagas !
QUESTÃO 41 - UFF Os estudos de evolução humana utilizam freqüentemente como alvo para análise molecular o DNA mitocondrial, devido a sua herança exclusivamente materna. Assinale a alternativa que descreve o papel do DNA mitocondrial na fisiologia da célula. (A) Conter informações para a síntese de enzimas mitocondriais. (B) Fornecer informações para proteínas envolvidas na contração mitocondrial, durante a respiração celular. (C) Fornecer energia à célula pelo ciclo de Krebs. (D) Conter informações para a síntese de enzimas da via glicolítica. (E) Fornecer informações para a duplicação do DNA nuclear. RESPOSTA CORRETA LETRA (A)
QUESTÃO 47 – UFF A microscopia eletrônica foi inicialmente criada para estudos de estrutura de material bélico, sendo posteriormente utilizada para estudos de estruturas e organelas celulares. As eletromicrografias I e II mostram organelas citoplasmáticas distintas. Com base na identificação das organelas nas figuras I e II, marque a alternativa que indica, respectivamente, as moléculas que podem ser secretadas por células que possuam essas organelas em grandes quantidades.
(A) colágeno e mineralocorticóide (B) insulina e prolactina (C) estrógeno e glucagon (D) colágeno e testosterona (E) colágeno e fibronectina RESPOSTA CORRETA LETRA (C)
QUESTÃO 53 - UFF O uso de células-tronco oriundas de embriões congelados, obtidos pelas técnicas de fertilização in vitro, foi recentemente aprovado pelo Supremo Tribunal Federal para o estudo do tratamento de doenças atualmente incuráveis. As células-tronco embrionárias são totipotentes e a partir delas pode ser obtido qualquer tipo de célula do organismo, permitindo a possível regeneração de tecidos lesionados e/ou em processo de degeneração. Até o momento, os cientistas utilizam em seus experimentos embriões congelados formados por aproximadamente 200 células. De acordo com sua fase de desenvolvimento, esses embriões podem ser classificados como: (A) zigoto (B) mórula (C) gástrula (D) nêurula (E) blástula
RESPOSTA CORRETA LETRA (E) Em biologia e especificamente em embriologia, a blástula é o segundo estado de desenvolvimento do embrião dos animais, com mais de 64 células e uma cavidade central chamada blastocélio. É nesta fase que ocorre a nidação. A blástula segue-se à mórula e precede a gástrula na sequência do desenvolvimento.
QUESTÃO 57 – UFF O equilíbrio da fauna e da flora atualmente é compreendido como algo essencial devido a sua total interdependência. A tabela abaixo apresenta a porcentagem média dos componentes geralmente encontrados em células vegetais e animais. Analise a tabela e assinale a alternativa que identifica os constituintes X, Y, W e Z, respectivamente. (A) Sais minerais, Carboidratos, Lipídios e Proteínas (B) Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Sais minerais (C) Lipídios, Proteínas, Sais minerais e Carboidratos (D) Proteínas, Sais minerais, Carboidratos e Lipídios (E) Sais minerais, Lipídios, Carboidratos e Proteínas RESPOSTA CORRETA LETRA (A) Bem como podemos observar com a resposta os animas (humanos também) Tem o percentual em suas celular maior de proteínas, em 2° lugar está os Lipídios, em 3° está os carboidratos e em 4° os Sais Minerais. Já os Vegetal em 1° lugar está o Carboidrato, em 2° estão as proteínas, em 3° os sais minerais e em 4° lugar está os lipídios(Gordura).
QUESTÃO 62- UFF “Kôkôtêrô voltou-se rapidamente. Viu, no lugar em que enterrara a filha, um arbusto mui alto, que logo se tornou rasteiro assim que se aproximou. Tratou da sepultura. Limpou o solo. A plantinha foi-se mostrando cada vez mais viçosa. Mais tarde, Kôkôtêrô arrancou do solo a raiz da planta: era a mandioca.” (Brandenburger, C. Lendas dos Nossos Índios). A mandioca é um dos principais alimentos cultivados no Brasil até os dias de hoje. Essa planta está associada à cultura de diversos grupos indígenas no território brasileiro, que utilizam a estaquia simples como o principal método de propagação para o cultivo deste vegetal. Assinale a técnica genética com a qual a estaquia está relacionada. (A) Transgênese (B) Recombinação genética (C) Mutação sítio-dirigida (D) Reprodução sexuada induzida (E) Clonagem RESPOSTA CORRETA LETRA (E) A estaquia consiste no plantio de pequenas estacas de caule, raízes ou folhas que, plantados em um meio úmido, se desenvolvem em novas plantas. Utilizam-se, por exemplo, estacas de caule de roseiras, cana-de-açúcar e mandioca; estacas de raízes de batata-doce e estacas de folhas de violeta africana. Para que o novo vegetal se desenvolva, é necessário que se formem raízes nessas estacas. Para melhores resultados, podem-se utilizar hormônios vegetais, como o ácido indol-acético e o ácido naftaleno-acético.